- Seja intransigente. Afinal de contas, você precisa demonstrar que é onisciente e que sua opinião é, irrevogavelmente, a melhor decisão.
- Confunda "boa política" com "puxa-saquismo" ou "favoritismo", como preferir (e deixe isso o mais claro que puder).
- Permita que os "processos seletivos" sejam transformados em "processos indicativos".
- Esqueça a meritocracia.
- Não aja com transparência.
- Associe "feedback" a um bônus oferecido pela empresa ao invés de obrigação.
- Não valorize as especializações que seus colaboradores adquiriram (quaisquer que elas sejam).
- Não busque reter os colaboradores considerados como talentosos ou destacados.
- Mude a função somente levando em conta os interesses da empresa, sem considerar o que é importante para o colaborador
- Ao ser questionado sobre "redução de custos", responda que "o ceu é azul".
- Seja inflexível. Todos devem seguir as ordens estabelecidas, não dando margem para exceções... e ponto.
- Seja o mais prolixo que conseguir.
- Não demonstre importância quando lhe procurarem para conversar.
- Seja extremamente exigente, incisivo e taxativo com questões irrelevantes ou que não representarão um resultado significativo.
- Não avalie cada uma das sugestões apresentadas pelos colaboradores.
- Marque reuniões sem objetivos pré-definidos ou que sejam somente informativas (sem possibilidade de tomada de decisão).
- Busque burocratizar quaisquer processos. Quanto mais coisas pra se fazer até chegar ao resultado melhor... demonstra mais trabalho.
- Transforme "Oportunidades de Melhoria" em "Oportunidades de Pioria".
- Tome ações drásticas que envolvam diretamente o trabalho de seus colaboradores sem previamente solicitar a participação destes para aumentar adesão.
- Sempre apresente um "não" inicialmente (ainda que vá avaliá-la depois) como resposta a uma sugestão apresentada.
- Evite justificar as tomadas de decisões. Você é o chefe, você manda e os demais obedecem. Se você justificar, pode ser que alguém te ache incompetente (que, é claro, você não é).
- Sempre assuma que todo o conjunto de excelentes sugestões de seus colaboradores é mérito seu.
- Use bastante gerador de lero-lero nas conversas e reuniões. Sempre funciona. Todos te acharão intelectual.
- Corrija seu colaborador na frente de outras pessoas. Se ele se ofender, diga que é pra testar se ele é capaz de não se sentir menosprezado.
- Elogios são para os fracos. Quem precisa de elogio não serve pra trabalhar.
- Faça cara de "mau" quando não gostar de alguma coisa... não precisa dizer abertamente. Seu colaborador com certeza vai entender exatamente o que está na sua cabeça.
- Fale mal de algum colega do seu colaborador para ele (ou melhor, de seus pares ou do seu chefe também). Se não quiser falar expressamente pode fazer piadinhas... surtem o mesmo efeito.
- Deixe bem claro, sempre que aplicável, que todos os resultados positivos são somente frutos de seu suor.
- Seja o mais indireto possível quando tiver de corrigir uma falha na equipe.
- Oriente uma coisa e faça diferente. Liderar pelo exemplo é coisa do passado.
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Como desestimular completamente sua equipe
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